Casa de Oxum e Oxossí
Ilé de Oxum e Odé. Os rituais do Candomblé e Umbanda são realizados em templos chamados casas ou terreiros e a celebração é dirigida pelo Babalorixá (pai de santo) ou Yalorixá (mãe de santo) No Ilé de Oxum e Odé são praticados os cultos religiosos do Candomblé e da Umbanda, que, embora distintos, são cultos unidos pela mesma forma de vibração energética, pelos atabaques e pelo uso do transe mediúnico. O Candomblé foi trazido para o Brasil no período em que os negros de diversas tribos e nações africanas desembarcaram como escravos e que continuaram a cultuar no Brasil suas divindades, criando as chamadas “Casas de Santo” (Ilê), seguindo com os seus rituais e preceitos africanos. A Umbanda, criada no Brasil, é uma fusão de elementos africanos, indígenas, catolicismo e Espiritismo. Como ambos os cultos são espiritualistas, a ligação entre os encarnados e os desencarnados se faz por meio de médiuns que emprestam seus corpos para receber os guias e os orixás. Há também os filhos que transmitem a vibração da espiritualidade, por via dos atabaques, criando um campo energético favorável à atração de determinados espíritos, sendo muitas vezes responsáveis pela harmonia dos cultos do Candomblé e da Umbanda. House of Oxum and Oxóssi. The rituals of Candomblé and Umbanda are performed in temples called houses or terreiros and the celebration is led by the Babolorixá ( father-of-saint) or Yalorixá (mother-of-saint). In Ilé de Oxum and Odé the religious cults of Candomblé and Umbanda are practiced, which, although different, are united by the same form of energy vibration, by conga drums and by the use of the mediumistic trance. Candomblé was brought to Brazil in the period in which black people from various african tribes and nations landed as slaves and continued to worship in Brazil their deities, creating the so-called "Casas de Santo" (Ilê), following with their rituals and african precepts. The Umbanda, created in Brazil, is a fusion of african, indigenous, catholicism and Spiritism elements. As both cults are spiritualists, the connection between the incarnated and the discarnate is made through mediums who lend their bodies to receive the guides and the orixás. There are also the sons, who transmit the vibration of spirituality, through the conga drums, creating an energetic field favorable to the attraction of certain spirits, being often responsible for the harmony of the cults of Candomblé and Umbanda.